Friday, May 26, 2006

Efeito São Paulo


A que ponto a histeria de uma população pode chegar. Depois de dois dias com dois ônibus incendiados em lugares ermos da Grande Vitória, ontem à tarde surgiram boatos de que os presos estariam passando torpedos e até fax para "alertar" a população sobre possíveis ataques em massa que ocorreriam a partir das 16 horas.

Resultado:
As faculdades cancelaram as aulas, a maioria das empresas liberou os funcionários mais cedo e todos correram feito emas para enfiar as cabeças nos buracos de suas respectivas casas. A bunda ficou de fora.
Foi impressionante, eu nunca vi tanta gente indo na mesma direção na mesma hora , isso para padrões de Espírito Santo, lógico.
Uma espécie de toque de recolher silencioso.
Por toda a cidade, sirenes das polícias civil e militar.
Todo mundo com medo, mas ninguém foi capaz de falar abertamente sobre o caso.
Talvez, como eu, todos estivessem envergonhados por estarem se escondendo de um inimigo invisível, fruto da sociofobia das pessoas, que nós mesmos criamos e alimentamos.

Não houve nada, segundo o jornal de hoje dois suspeitos foram mortos. No final, todo mundo ganhou uma folga do trabalho. Ah se a moda pega...

UPDATE: Esse fax chegou por e-mail pra mim como tendo sido mandado para repartições públicas e comércio, mas eu duvido que alguém na população carcerária do Espírito Santo seja capaz de escrever dessa forma.

1 comment:

Anonymous said...

Oi, Elaine!!
Descobri isso daqui e já adicionei ao favoritos... visitarei sempre!!
Beijao!