Antes que você vá procurar no Google, Óbvio Ululante é nome de um livro do Nelson Rodrigues, escrito em 1968 e que retrata como poucos a época. As passeatas, o "Poder jovem", a esquerda festiva, os festivais da canção, a agressão ao elenco de Roda viva, a pregação da violência, o Vietnã, Sartre, Mao Tsé-Tung, D. Hélder, está tudo lá.
Na verdade , o livro é uma selção de suas crônicas publicadas no jornal O Globo daquele ano. Inundado de vivência e realidade, Nelson descreveu o que parecia ser uma tentativa de virar o mundo de pernas para o ar - e sintetizou tudo aquilo numa prosa que, hoje, espanta pela coragem, pelo deboche e pela perenidade de suas observações.
Tá, vou confessar, minhas leituras pararam pouco depois deste ponto, mas o livro é digno de nota. E antesq ue você leitor imaginário, possa pensar, não, este blog não tem nenhuma pseudo-pretensão de tornar-se perene em coisa alguma, nem tampouco terá o viés retratista de época. Na verdade, ainda não descobri o que quero por essas bandas, talvez seja inveja da marina, do donizetti, do bia, do alex, do meu super amigo rodrigo e de tantos outros que têm ocupado minhas horas de folga e de trabalho.
Então, da onde diabos veio a idéia do nome deste blog? Não riam, eu lembro de uma historinha da Turma da Mônica (!) com este título e, não sei porque, isso me marcou, acho que porque eu tive que ir procurar no dicionário o que era ululante...
A propósito: ululante adj m + f sing 1 que ulula, que uiva. 2 lamentoso
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Vou acompanhar o novo espaço bem de perto!:-)
Post a Comment